sexta-feira, 22 de agosto de 2008

DEFESA SICILIANA

Como a Defesa Francesa, a Defesa Siciliana imediatamente veta a intenção das brancas de escolherem a abertura. O característico 1. ..., P4BD é mais agressivo do que o lance que assinala a Defesa Francesa e também mais arriscado. É recomendada para jogadores que amam partidas complicadas com possibilidades para ambos os lados.
É importante destacar que as brancas geralmente jogam muito cedo P4D tendo em vista a obtenção de maior espaço no centro para suas peças. Após as negras capturarem o peão-dama com seu peão-bispo-dama, a coluna bispo-dama fica semi-aberta (para ambos os jogadores). Jogando sua torre-dama – e algumas vezes a dama para ocupar a coluna bispo-dama, as negras podem exercer considerável pressão através da coluna.
Por outro lado, as brancas tem importantes possibilidades de ataque, avançando seu peão-bispo-rei: P4BR, obtendo muitas vezes uma poderosa posição para o meio-jogo, ameaçando P5R ou P5B

(a) Variante do Dragão

1. P4R
P4BD
2. C3BR
C3BD
3. P4D
PxP
4. CxP
C3B
5. C3BD
P3D
6. B2R
P3CR
Se 6. B3R, P3CR; 7. D2D, B2C; 8. 0-0-0, 0-0; 9. B2R pretendendo um assalto de peões no flanco-rei. Contudo, após 9. ..., CxC; 10. BxC, D4T as negras tem bom contrajogo.

7. B3R
B2C
8. 0-0
0-0
Agora o lance simplificador 8. ..., C5CR?, parece tentador , pois se 9. BxC, BxB; 10. DxB?, CxC e as negras estão bem. Mas se, em lugar disso, as brancas continuam com 10. CxC!, ganham uma peça em qualquer caso.
9. C3C
B3R
10. P4B
D1B!
Importante prevenir P5B, que produziria sérias complicações. Assim, após a alternativa 10. ..., C4TD, poderia seguir-se 11. P5B, B5B; 12. CxC, BxB; 13. DxB, DxC; 14. P4CR!, C2D; 15. C5D! e as brancas tem forte iniciativa.
Se as brancas jogam 11. P3TR (pretendendo P4CR e P5B), as negras reagem energicamente com 11. ..., T1D! Então, se 12. P4C, P4D! ou 12. B3B, B5B!
As negras tem posição sólida com boas possibilidades no meio-jogo. Observe-se que o bispo em fianqueto exerce forte pressão ao longo da grande diagonal.

(b) Variante Scheveningen

1. P4R
P4BD
2. C3BR
C3BD
3. P4D
PxP
4. CxP
C3B
5. C3BD
P3D
6. B2R
P3R
7. 0-0
P3TD
Compare esta formação de peões com a posição após 10. ..., D1B. Os bispos das negras tem pouca mobilidade.
As brancas ainda podem continuar como se segue: 8. B3R, D2B; 9. P4B, B2R; 10. C3C, P4CD; 11. B3B, B2C; 12. D1R! e depois D3C com forte posição de ataque.
8. R1T
D2B
9. P4B
B2R
10. B3B
0-0
11. P4CR!
B2D
12. P5C
C1R
13. P4TD
C4T
As brancas continuam 14. P5B! com poderosa iniciativa, graças ao avanço dos seu peões do flanco-rei. A posição das negras está restringida e limitada a simples movimentos defensivos.

(c) Variante 2. ..., P3R

1. P4RT
P4BD
2. C3BR
P3R
3. P4D
PxP
4. CxP
C3BR
5. C3BD
C3B
A posição das negras é difícil. Se jogam 5. ..., B5C, seguir-se-á 6. P5R!, C4D; 7. B2D, CxC; 8. PxC, B2R; 9. D4C com posição agressiva para as brancas.

6. C4D-5C
B5C
O jogo das negras se torna difícil devido ao prematuro avanço do peão-rei. Se procuram evitar C6D+ com 6. ..., P3D, a réplica 7. B4BR torna-se incomodativa: observe-se que 7. ..., C4R? é falho devido a 8. D4D! ganhando um peão, enquanto 7. ..., P4R; 8. B5C deixa as negras com um “buraco” em 4D.

7. P3TD
BxC+
8. CxB
P4D
9. PxP
PxP
10. B3D
0-0
11. 0-0
...
A posição das brancas é indiscutivelmente melhor. Seu par de bispos está em boas condições para o final e o peão-dama isolado das negras constituirá uma debilidade.

(d) Variante 2. ..., C3BR

1. P4R
P4BD
2. C3BR
C3BR
3. P5R
C4D
Esta linha de jogo é uma variação da Defesa Alekhine. As negras permitem o ataque ao cavalo e o retiram, esperando que o peão contrário, avançado, se torne débil – uma esperança fútil.
4. P4D!
PxP
5. DxP!
P3R
6. B4BD!
C3BD
7. D4R
C3C
Nesta abertura o desenvolvimento antecipado da dama não é prejudicial porque a dama branca ocupa uma posição dominante e o desenvolvimento das negras está atrasado.
8. B3C
C4T
9. C3B
CxB
10. PTxC
P4D
11. PxP ep
BxP
As brancas estão superiores em desenvolvimento e dispõem de linhas abertas. Eis uma linha para a conquista da iniciativa: 12. 0-0, 0-0; 13. T1D, D2R; 14. C5CD!, B1C; 15. B3R e as brancas devem ganhar um peão (sua principal ameaça é 16. BxC).

(e) Variante 2. C3BD

1. P4R
P4BD
2. C3BD
C3BD
3. P3CR
P3CR
4. B2C
B2C
As brancas deliberadamente mantêm o jogo fechado, evitando P4D. Elas esperam tirar vantagem da sua melhor disposição para a manobra. Contudo, se as negras jogarem cuidadosamente, manterão equilibrada a partida.
5. P3D
P3R!
6. B3R
D4T!
Melhor que 6. ..., C5D; 7. CD2R!, procurando desalojar o cavalo avançado com P3BD. (Se 7. ..., CxC; 8. CxC, BxP; 9. TD1C, D4T+; 10. B2D, DxP; 11. TxB!, DxT; 12. B3BD!).
7. CR2R
C5D
8. D2D
C2R
9. C1B
0-0
10. 0-0
P3D
Jogo igual. As negras centralizam seu poderoso cavalo-dama, diretamente apoiado pelo seu bispo em fianqueto. As brancas devem buscar o ataque no flanco-rei, por intermédio de P4B etc.

(f) Gambito de ala

1. P4R
P4BD
2. P4CD
PxP
Este lance constitui o Gambito de Ala ou o Gambito Siciliano, que objetiva a conquista de considerável avanço em desenvolvimento e poderoso centro de peões (pelo afastamento do peão-bispo-dama das negras).

3. P3TD
P4D
Enérgica reação central é a política mais indicada para as negras, contra este gambito. A resposta das brancas é virtualmente forçada, pois após 4. P5R?, C3BD; 5. P4D, D2B; 6. C3BR, B5C, as negras tem vantagem de posição e material.
4. PRxP
DxP
5. C3BR
P4R
As negras ameaçavam 5. ..., D4R+.

6. PxP
BxP
O gambito transformou-se em deplorável fracasso, pois as negras tem vantagem material e melhor desenvolvimento.
As negras estão bem preparadas para enfrentar complicações. Por exemplo: 7. C3T, B2D!; 8. C4B, C3BD!; 9. C6C, D5R+; 10. B2R, T1D com muito bom jogo. Ou 7. C3T, B2D!; 8. B2C, C3BD; 9. C5CD, T1B!; 10. CxPT, CxC; 11. TxC, P5R!; 12. BxP, PxC; 13. PxP, B4BD! Com ataque decisivo.
7. P3B
B4BD
8. C3T
C3BR
9. C5CD
0-0!
10. B2R
P5R!
Observe-se que 10. C7B pode ser respondido com 10. ..., BxP+!

11. CR4D
C3B
12. C7B
D4C
13. CxT
DxP
Ou 13. CxC, DxP; 14. T1B, PxC; 15. CxT, C5C e as negras devem ganhar.

14. T1B
C4R
As negras tem ataque decisivo, por exemplo: 15. P3D, B6TR; 6. PxP, CxP etc.

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