sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Contra Gambito Albin

Contra-Gambito Albin
Como todos os gambitos praticados pelas negras, este também deve ser encarado com certa reserva. As negras entregam um peão no estágio inicial da partida na esperança de ganhar em tempo para um rápido desenvolvimento. As brancas devem procurar desenvolver suas peças não se prendendo ao peão ganho. O resultado é que, ou as brancas mantêm a iniciativa e guardam o peão de quebra ou elas devolvem o peão, porém conseguem poderosa pressão.

1. P4D
P4D
2. P4BD
P4R?
Raramente as negras tem oportunidade de iniciar com contrajogo tão violento. Sem dúvida é uma tática muito boa, mas somente contra adversários de força inferior.
3. PDxP
P5D
O gambito está em andamento. As negras esperam que seu PD avançado provoque distúrbios que atrasem o desenvolvimento das brancas. Porém, na maioria das vezes, o peão apenas se transforma em alvo para as peças contrárias.
4. C3BR
C3BD
5. CD2D
B3R
Invariavelmente as brancas fianquetam seu bispo-rei, completando a mobilização do lado do rei e dando uma forte diagonal para o bispo.
Após 5. ..., P3B; 6. PxP, CxP (ou 6. ..., DxP) as negras não tem compensação pelo peão.
Se 5. ..., B5CD as brancas não se importam em devolver o peão, assim: 6. P3TD!, BxC+; 7. DxB!, B5C; 8. P4C!, BxC; 9. PRxB, CxPR. Pois após 10. B2C, D2R; 11. 0-0-0, 0-0-0; 12. P4B as brancas tem indiscutível vantagem posicional – o par de bispos contra dois cavalos.
Contra 5. ..., B5CR as brancas prosseguem favoravelmente com 6. P3CR etc.
6. P3CR
D2D
7. B2C
T1D
Nesta altura as negras também podem roçar, mas seu rei ficaria exposto a um ataque baseado na grande diagonal do bispo-rei das brancas.
8. 0-0
CR2R
9. D4T
C3C
As negras esperam ganhar o PR avançado – mas isto custar-lhes-á seus peões do flanco dama graças a poderosa ação das peças brancas.
10. P3TD!
B2R
11. P4CD
0-0
As brancas continuam 12. B2C com posição muito forte. As negras não podem recuperar o peão e a sua posição não apresenta qualquer compensação.

Nenhum comentário: